"The Ghost in the Shell" é a primeira obra anunciada pela JBC

20.06.2018 Mangá clássico The Ghost in the Shell, de Shirow Masamune, é anunciado pela Editora JBC Portugal

The Ghost in the Shell, de Shirow Masamune, em Portugal

Para uma estreia em grande estilo, a Editora JBC Portugal apresenta um clássico do mangá que se tornou referência entre a BD de ficção científica e que ganhou prestígio não só no Japão como no mundo inteiro. O primeiro título anunciado pela Editora JBC Portugal é o mangá The Ghost in the Shell, do autor Shirow Masamune.

Publicado originalmente no Japão entre 1989 e 1991, The Ghost in the Shell é uma das obras mais impactantes do mangá de ficção científica. Só para dar um exemplo, este clássico influenciou diretamente a criação da trilogia Matrix. Foi ainda expandido para 6 séries animadas e mais 3 longas de animação. Em 2017, deu origem a um filme produzido em Hollywood e protagonizado pela atriz Scarlett Johansson, que interpretou a Major Kusanagi.

A História

O cenário escolhido por Shirow Masamune para The Ghost in the Shell foi o futuro distópico de 2029, onde a alta tecnologia se mistura com uma sociedade decadente e desigual. É neste mundo à beira do colapso que a Major Motoko Kusanagi tomda a liderança da Seção 9 da Segurança Pública japonesa.

Motoko é uma ciborgue altamente treinada e incumbida de desmantelar uma série de crimes cibernéticos realizados por um hacker conhecido como Mestre dos Fantoches. No meio desta “caça ao criminoso virtual”, Shirow Masamune enriquece a narrativa com questões existencialistas, ponderando até se alguém provido apenas de Inteligência Artificial é, de fato, um ser vivo. E foi exatamente essa mistura de ficção científica, ação e temas filosóficos que fizeram do mangá The Ghost in the Shell uma leitura obrigatória.