JBC Portugal marca presença na Comic Con Portugal 2018

05.09.2018 JBC Portugal no maior evento de cultura POP português

JBC Portugal marca presença na Comic Con Portugal 2018

A JBC Portugal não quis ficar de fora da festa da cultura POP que é a Comic Con Portugal 2018 e vai marcar presença neste evento que vai decorrer de 6 a 9 de setembro, no Passeio Marítimo de Algés.

Estão assim preparadas três palestras:

Dia 6 – 19H

  • Lançamento oficial de Ataque dos Titãs | Com a presença de Julio Moreno, CEO da Editora JBC Portugal, e Andre Oliveira, editor da Editora JBC Portugal

Pela primeira vez em Portugal, Attack on Titan é um fenômeno mundial. Escrito e ilustrado por Hajime Isayama, a série de 27 volumes vendeu uns inacreditáveis 74 milhões de exemplares e arrebatou o público onde foi lançada. Nos Estados Unidos, o mangá esteve na lista dos mais vendidos no The New York Times por nada menos do que 81 semanas. No momento, é o segundo mangá mais vendido do mundo e o anime é um dos destaques da Netflix.

Dia 7 – 19h

  • The Ghost in the Shell – O mangá cyberpunk que revolucionou a banda desenhada mundial | Com a presença de Julio Moreno, CEO da Editora JBC Portugal, e Andre Oliveira, editor  da Editora JBC Portugal

O mangá japonês The Ghost in the Shell, de Masamune Shirow, é uma das obras mais impactantes entre as publicações de ficção científica, tendo influenciado diretamente tudo o que saiu depois dele, inclusive o filme americano Matrix. O mangá aborda quase que “filosoficamente” a Inteligência Artificial e tornou-se numa das bandas desenhadas de culto. No ano passado foi adaptado para o cinema por Hollywood com a super estrela Scarlett Johansson (a Viúva Negra dos Vingadores) na pele da Major Kusanagi. Em Portugal, o mangá foi lançado com acabamento de luxo, utilizando os arquivos remasterizados pelo próprio autor. A sobrecapa foi impressa com duas cores extras, usando no total seis cores na sua composição. Tem ainda um formato especial (17 x 24 cm – bem maior que o mangá tradicional japonês), além do papel Lux Cream nas páginas internas. São 352 páginas, sendo que destas 62 são coloridas! Ou seja, uma verdadeira edição de colecionador.

Dia 9 – 17h

  • Como se licencia e se adapta um mangá –  O longo caminho entre Japão e Portugal | Com a presença de Julio Moreno, CEO da Editora JBC Portugal, e Andre Oliveira, editor  da Editora JBC Portugal
O mercado de mangá em Portugal é hoje um dos que têm menos títulos publicados. Enquanto isso, países vizinhos como Espanha e França estão entre os que mais publicam no mundo. Por que isso acontece? Neste painel, será abordado o longo caminho entre conseguir os direitos com os autores e as editoras japonesas até chegar à publicação em Portugal.
PALESTRANTES

JULIO MORENO – Primeiro editor a lançar mangá digital em português no mundo, ele publica mangás há mais de 20 anos. Morou em Tóquio por quatro anos e viaja para o Japão em média duas vezes por ano para negociar os direitos autorais com os autores e as editoras. CEO da JBC Portugal, foi responsável por lançar pela primeira vez em português nada menos do que 160 títulos diferentes, entre eles clássicos como Akira, My Hero Academia, Death Note, Fullmetal Alchemist, Cavaleiros do Zodíaco, Fairy Tail, Sakura Card Captors e The Ghost in the Shell.

ANDRE OLIVEIRA – Vencedor do Prémio Nacional de BD de Melhor Argumento para álbum Português em 2014 e 2015, ele foi responsável pela tradução e adaptação de The Ghost in the Shell e Attack on Titan. Escreveu os álbuns de BD Há Sempre um Eléctrico que Espera por Mim (Bedeteca de Beja); Hawk, Casulo, Vil – A Tragédia de Diogo Alves e O Incrível Tarantantan de Balbino o Esfutricador (Kingpin Books); Tiras do Baralho! (El Pep); Volta – O Segredo do Vale das Sombras, Tormenta, Milagreiro e Lugar Maldito (Polvo Editora); Living Will e Gentleman (Ave Rara).

Os visitantes da Comic Con Portugal 2018 têm assim a oportunidade de conhecer de perto a JBC Portugal e os seus lançamentos, a edição de luxo de The Ghost in the Shell e ainda Ataque dos Titãs.