A importância do Akira no Mundo

04.12.2018 Akira. A sua história densa e profunda levanta discussões sobre poder, corrupção e reflexões sociais, tudo envolvo em muita ação.

A importância do Akira no Mundo

Abordando temas como abuso de poder, corrupção, descriminação e guerra, o mangá Akira por Katsuhiro Otomo, é uma obra mais atual que nunca.

Escrito e publicado originalmente de 1982 a 1990 no Japão, Akira tornou-se uma referência do género cyberpunk oriental no seu tempo e é mantido como tal até os dias de hoje, são enumeras as obras que foram buscar inspiração ao mundo de Akira desde mangás a BDs, passando por séries e filmes de Hollywood.

Em 1988 Akira foi adaptado para um filme anime dirigido pelo próprio autor Katsuhiro Otomo com produção por Ryōhei Suzuki e Shunzō Katō, e com um orçamento de 9 milhões de dólares tornou-se naquela época o filme anime mais caro de sempre. O filme ganhou uma legião de fãs, arrecadando mais de 80 milhões de dólares em receita em todo o mundo.

Akira foi fundamental para o surto de popularidade do género mangá fora do Japão o que lhe valeu múltiplos prémios incluindo da Kodansha e Harvey.

As imagens de Akira, juntamente com Blade Runner, formaram a base de referências para trabalhos semelhantes, de natureza distópica do final dos anos 90, como por exemplo The Ghost in the Shell (lançado pela JBC Portugal) e Armitage III, e contribuiu assim fundamentalmente para moldar o género que hoje conhecemos e adoramos.